Gestão de comunidades: tudo que você precisa saber
Como a sua marca tem se relacionado com as pessoas que já fazem parte do seu círculo? Com clientes, colaboradores, parceiros…? A importância de cuidar dessas relações já existentes, ao mesmo tempo em que se busca expandir a rede, tem sido cada vez mais reconhecida. E disso surgiu a gestão de comunidades, uma tendência absoluta de marketing para 2023. Saiba mais sobre ela!
O que é gestão de comunidades?
A gestão de comunidades é uma estratégia que consiste em usar diferentes ferramentas com o objetivo de nutrir o relacionamento que a empresa já tem com a comunidade que a cerca, principalmente os seus consumidores. A ideia é criar as condições para que essa relação seja duradoura.
Benefícios da gestão de comunidades
As vantagens de investir nesse tipo de estratégia são inúmeras:
Aumentar a fidelização de clientes;
Melhorar a “propaganda boca a boca” da empresa;
Consolidar o posicionamento da marca perante o público-alvo;
Compreensão maior acerca das necessidades do cliente e das suas motivações de compra;
Inserção mais ativa na comunidade.
Tem ficado bastante claro que os relacionamentos que uma marca constrói e alimenta são a base para o seu sucesso. A gestão de comunidades vai ao encontro dessa premissa.
Como colocar em prática?
Para fazer isso se tornar realidade no seu empreendimento, algumas dicas importantes:
Conheça profundamente o seu público-alvo;
Acompanhe as mudanças no comportamento desse público;
Estruture uma comunidade para reunir seus clientes, em que os participantes tenham benefícios e seja realmente atrativo fazer parte. Importante definir regras claras e ter um objetivo consistente antes de fazer isso;
Esteja em contato direto e constante com a sua comunidade.
Cada vez mais, alcançar o sucesso é sobre pessoas!
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