Chat GPT e marketing de conteúdo: tudo que você precisa saber
Se você é um usuário mais assíduo da internet - especialmente das redes sociais - certamente se deparou com o Chat GPT em algum momento nas últimas semanas. Inclusive, a ideia de que essa Inteligência Artificial pode substituir o trabalho humano na criação de conteúdos também chegou a surgir por aí. Hoje, vamos esclarecer tudo sobre esse assunto. Confira.
O que é o Chat GPT?
O Chat GPT é uma ferramenta de conversa online, assim como os chatbots de autoatendimento que já são usados em centenas de site.
A grande diferença, que fez com que ele se tornasse notícia, é o seu algoritmo baseado em redes neurais e em milhares de exemplos de linguagem humana. Isso faz com que o Chat GPT consiga entender contextos muito mais complexos e responder a eles de forma aprofundada e precisa.
Para usar o Chat GPT basta acessar o site oficial (chat.openai.com) e iniciar uma conversa. O usuário pode perguntar sobre qualquer conceito ou assunto, pedir informações e até solicitar que a plataforma crie poesias e letras de música.
Um ponto interessante é que os próprios usuários podem corrigir informações incorretas que sejam dadas pelo Chat GPT. Logo, ele funciona de forma colaborativa. Além disso, as conversas ficam armazenadas e podem ser consultadas em outros momentos.
Chat GPT na criação de conteúdo
É inegável que essa ferramenta pode ser mais um recurso a ser utilizado na produção de conteúdo em diversas estratégias de marketing. Mas daí a acreditar que ela pode substituir a função dos profissionais que atuam na área, existe um abismo.
Por duas principais razões:
Operacional x estratégico
O Chat GPT tem uma atuação operacional. Ele vai produzir um texto a partir de qualquer tópico solicitado pelo usuário. No entanto, pelo menos até esse momento, a ferramenta ainda não é capaz de criar a estratégia por trás desse conteúdo. Ela apenas executa um comando. Mas ainda é essencial que um profissional, especialista na área, pense na base de tudo.
Limitações
Como qualquer Inteligência Artificial, o Chat GPT tem limitações. Ele não consegue compreender a linguagem humana exatamente como uma pessoa. Ou seja, não entende conceitos abstratos, ironias e outras figuras de linguagem que podem enriquecer o conteúdo de uma campanha de marketing.
Assim, o Chat GPT é mais uma ferramenta que pode funcionar como apoio e trazer resultados ainda melhores se for operada por profissionais especializados!
Quer saber como traçar a melhor estratégia de marketing de conteúdo para a sua empresa? Entre em contato conosco!