5 tendências de marketing para 2023

5 tendências de marketing para 2023

​​2023 já está batendo na porta! Sabe o que isso significa? Chegou o momento de pensar nas tendências que o próximo ano promete trazer no setor de marketing. Como manter a comunicação da sua empresa relevante e seguir agregando valor à sua imagem diante das mudanças que virão? É isso que você vai descobrir agora! Confira a seguir 5 tendências de marketing para 2023.

Fortalecimento das comunidades

Você certamente já ouviu falar que fidelizar um cliente pode ser até sete vezes mais barato do que conquistar um novo, de acordo com Philip Kotler. A ideia das comunidades segue essa linha. Construir e fortalecer uma comunidade consiste em investir no relacionamento da marca com os seus consumidores, transformando-os em verdadeiros embaixadores.

Isso pode ser colocado em prática por meio de diferentes iniciativas: grupos com promoções exclusivas, lançamentos em primeira mão para os clientes mais engajados, parcerias exclusivas e outras medidas.

Aproveite o potencial da comunidade que você já tem!

Data Marketing

O marketing baseado em dados deve ganhar ainda mais protagonismo em 2023. Com o avanço da tecnologia, é cada vez mais possível coletar informações palpáveis que sirvam para orientar as campanhas de marketing por um caminho assertivo.

O data marketing tira a estratégia do “achismo” e a coloca em um novo patamar, no qual cada escolha será feita com base em uma informação concreta e, portanto, terá mais chances de ser bem sucedida.

Experiências híbridas

Aqui, a ideia é diluir cada vez mais as barreiras que separam o on e off-line, proporcionando aos clientes experiências híbridas. Dentro dessa ideia, aquilo que o consumidor encontra quando está no seu estabelecimento deve ter uma continuidade nas plataformas digitais. Se ele inicia um atendimento em um canal online, quando chega ao presencial, é preciso ter uma sequência, sem que ele precise repetir tudo aquilo que já disse no primeiro ponto de contato. 

Esses são apenas alguns exemplos, mas para que uma empresa seja capaz de proporcionar experiências híbridas de alto nível, o investimento em tecnologia é determinante.

Conteúdo interativo

Cada vez mais o marketing digital tem se baseado em um diálogo, uma via de mão dupla. Aliás, esse é um dos grandes diferenciais entre ele e o marketing mais tradicional. Nos canais digitais, não é preciso repetir sempre o padrão em que a marca é a emissora e o cliente é o destinatário da mensagem. Esses papéis podem se alternar e isso virá com ainda mais força em 2023.

Para começar a apostar no conteúdo interativo de forma simples, com recursos que você já tem, compartilhe depoimentos, faça questionários para que o cliente possa avaliar o seu atendimento, priorize formatos que promovam essa interação. 

Marketing inclusivo

O quão inclusiva é a sua comunicação hoje em dia? A diversidade pode se fazer presente na linguagem, nas temáticas abordadas, na escolha das imagens para as campanhas… A expectativa é de que os clientes se tornem cada vez mais atentos a isso, priorizando criar um relacionamento com marcas que demonstrem um olhar mais sensível voltado às minorias.

A Connect All está atenta às tendências para criar estratégias ainda melhores para os nossos clientes no ano que vem. Que tal começar 2023 com um suporte especializado na área de marketing? Entre em contato conosco!

Vamos construir uma história de sucesso juntos!

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